Ads 468x60px

sábado, 28 de abril de 2012

Avaliação Física, qual a sua importância?


De repente bate aquela vontade de perder alguns quilinhos e você resolve frequentar uma academia. E logo depois que você tem essa pretensão, geralmente, corre para fazer a matrícula. Mas uma importante questão deve ser levada em conta antes de você começar a malhar: a avaliação física. É essencial que você procure um especialista que possa avaliar quais são suas verdadeiras condições e necessidades. Há muito tempo, quando se dava início às atividades físicas, a pessoa ia até a academia e o próprio instrutor preparava um treino adequado. Em geral, esses exercícios são muito parecidos, mas é preciso que haja uma individualidade e que algumas questões de saúde sejam investigadas.

Segundo a fisiologista Cláudia Zamberlan, "é através da avaliação física que se pode saber como está o aluno fisicamente. Ou seja, se ele apresenta alguma dor, patologia, se já praticou alguma atividade física e quais são seus objetivos na prática do exercício". Depois desta análise, é preciso também verificar o estado físico do paciente, com alguns procedimentos como: verificar a porcentagem de gordura corporal, analisar a postura do aluno, e, por último, fazer alguns testes físicos. A fisiologista afirma que "com todos esses dados em mãos, o especialista interpreta e direciona o aluno para as atividades da academia que vá ao encontro dos seus objetivos e que traga segurança". Cláudia alerta ainda que é preciso ficar atento ao profissional que irá realizar a atividade. "Primeiro é preciso checar se esse profissional é graduado ou se ele está apenas fazendo um monte de medida, dizendo que você está gordo, torto, sem fôlego e não sabe interpretar nada disso". Vale ressaltar que se não houver essa avaliação criteriosa antes de dar início aos exercícios, provavelmente a atividade física não trará retorno e a pessoa irá ficar desmotivada a continuar se exercitando.

A Academia Corpo e Arte oferece avaliação física a preço acessível a todos os seus alunos. Com profissionais graduados e especializados, você terá mais segurança para realizar o programa de treinamento desenvolvido especialmente para suprir as necessidades de seu corpo. Faça uma visita e confira!

Por Professor Otilio - CREF: 004780/G-PE

0 comentários:

Postar um comentário